Art Noveau

21:41 Edit This 10 Comments »



Sempre adorei aqueles posters parisienses antigos. Tanto que, na última vez em que estive na Cidade Luz, fiquei louca com tantos deles à venda nas ruas e lojinhas de souvenirs. Até que hoje decidi pesquisar um pouco sobre eles e descobri que são verdadeiras obras de arte. O estilo? Art Noveau - Se você, assim como eu, só tinha ouvido falar, eis uma oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre uma forma de arte decorativa que anda ganhando espaço entre os fashionistas e pessoas estilosas em geral.

A Art Noveau teve início em 1890, mas consolidou-se a partir da Exposition Universelle de 1900( Exposição Universal de 1900), em Paris. Trouxe inúmeras contribuições para o mundo da moda.

Caracterizado por linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos e entrelaçamentos de folhagens e flores e graças a isso ficou conhecido também como “estilo floral”. Sua expressividade pode ser notada principalmente na arquitetura do século XX, além da decoração de mobiliários e interiores, também exerceu um importante papel na criação de jóias, tecidos, objetos de vidro, cerâmica, bronze, ferro e prata.

O Art Nouveau foi o primeiro movimento orientado exclusivamente para o design. Por isso, seu estilo é marcado, algumas vezes, pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas ou sinuosas. O Art Nouveau é importante para o artista gráfico por causa do estilo que fixa a página impressa; por sua influência na criação de formatos de letras e de marcas comerciais; por sua criação e primeiro desenvolvimento dos modernos posters. O design gráfico foi também influenciado pela contribuição do Art Nouveau, relacionando as áreas da moda, de tecidos e mobílias, da mesma forma que o design de objetos populares, como vasos e lamparinas Tiffany, artigos de vidro Lalique e estampas Liberty.




Grandes nomes do movimento: Toulose-Lautrec, Alphonse Mucha e Gustav Klimt.

10 comentários:

alineaimee disse...

Acho lindo!
Principalmente nesses pôsteres franceses!
Obrigada pela visitinha!

Beijão!

K. disse...

Oi, Sabrina!

Que legal que você gostou do meu cantinho, porque adorei o seu também =) Virei aqui sempre ;)

Os posters são lindos e são OS souvenirs de Paris! Adorava passear pelos bouquinistes da Rive Gauche e ficar indecisa sobre qual poster levar =)

Beijos.

Ozenilda Amorim disse...

Encontrei seu blog por um comentário seu no blog da Fabi Uchi, gostei muito daqui, o post sobre quadros é bem legal e decoração é algo de que gosto muito.
Me faz uma visitinha, também tenho coisas interessantes por lá.

Ozenilda Amorim disse...

É um prazer ter você como minha seguidora. Você será sempre muito bem vinda no meu bloguito, aproveite sempre!
;)

Ruby Fernandes disse...

Oie Sabrina! obrigada pela visita querida, volte sempre tá? Adorei seu blog também! Bjokas flor.

Flávia disse...

Olá, Sabrina!
Estava passeando pelo seu blog e adorei. O post sobre iluminação está ótimo!
Já estou seguindo...

Bjsss

Priscila Oliveira disse...

Olá Sabrina vi um comentário seu no blog da minha amiga Ruby e vim conhecer seu cantinho, adorei!!! Se quiser conhecer meu lar, irei adorar!!!
Bjs...

Isabela Kastrup disse...

Olá querida, Adorei a sua visitinha! Passei para conhecer o seu cantinho e agradecer o carinho. Muita coisa linda por aqui. Vou seguir, tá?
Super beijo,
Isa

Karine disse...

A-MO esse posteres!!! Tenho um no meu quarto e, inclusive, já distribuí pra família inteira... Muito bem lembrado aqui!!!Beijos.

Conservado no ROCK disse...

Paris ... ah, Paris...