Mais alegria!

16:03 Edit This 1 Comment »


Já falei das cores nas paredes e hoje vamos falar de quadros.
Ao mesmo tempo em que dão uma alegria ao ambiente, refletem muito os gostos dos
donos. Gosto muito de paisagens. Uma praia paradisíaca, um casinha, os Girassóis do Van Gogh....Cenas que me façam viajar, me imaginar naquele lugar, naquela determinada ápoca, no meio daquelas pessoas retratadas ali.
Na sala, curto colocar um quadro grande ou vários pequenos quadros, que tomem toda a parede - atrás do sofá fica um charme. Os pratinhos decorados, qdo pendurados, tb são um amor de se ver. Também vale criar um painel de fotos, ou seja, tudo para deixar o cômodo com aquele toque pessoal.

Esta foto é de um blog que eu adoro, o Decor 8

Friozinho Bom

09:31 Edit This 0 Comments »

Chuvinha boa no Rio de Janeiro.
Acho que finalmente o friozinho está querendo se instalar.
E nada melhor do que deixar a casa ainda mais aconchegante nestes
dias.

Uma mania que está fazendo a cabeça do povo já há um tempo e promete
vir com tudo neste inverno são as máquinas de café expresso.
Sim, as mesmas das cafeterias, que fazem a cabeça dos baristas, mas com uma diferença: são máquinas menores, próprias para se ter em casa. Funcionam com pastilhas que guardam o conteúdo do café na medida e gosto do freguês: fraco, forte, capuccino e por aí vai. Estas pastilhas normalmente são vendidas em casas especializadas.

Navegando pela web, encontramos diversas opções, com máquinas que variam de R$560,00 a R$2.000,00. O site Barista traz máquinas de expresso para todos os gostos, além de comercializarem as pastilhas. Cada uma mais charmosa que a outra.

Perfeito para dividir uma xícara com um amor ou, por que não, degustar em uma Livraria destas com bistrot, acompanhada de um bom livro.

Cores nas Paredes

09:40 Edit This 5 Comments »

Há tempos já se fala sobre o grande poder das cores no que diz respeito ao emocional das pessoas. As cores traduzem sentimentos e estados da alma. Muitos procuram a Cromoterapia como resposta à busca pela paz interior. E por que não começar pela própria casa?

Por exemplo, nas paredes, pode-se perfeitamente abrir mão da praticidade do branco total para arriscar novas texturas e combinações de cores. Basta mentalizar aquelas das quais você não vai enjoar nunca e que combinem com o seu estilo e objetos de decoração.

O site da Suvinil possui várias dicas de harmonização, além de um simulador p/ determinar as cores de diversos ambientes.

E daí surge outra dúvida: quantos litros de tinta eu devo utilizar para conseguir pintar todos os cômodos da minha casa? A Casa da Chris, que é um site que eu adoro, possui uma Calculadora própria para isso.

Significados de algumas cores:

Vermelho
• Primeira cor do espectro do arco-íris simboliza a energia que movimenta o universo.
• Totalmente auspiciosa, é fonte de energia, traz fama e felicidade evocando a sensualidade.
• É a cor da boa sorte, na sala de jantar estimula o apetite, porém no quarto se usada em demasia pode atrair competição e desencontro.
• A casa vermelha desperta a curiosidade e se destaca das outras. Seus moradores tendem a gostar de coisas exóticas, saem muito e levam uma vida ativa. Os objetos da casa em geral são modernos e inusitados.

Laranja
• É a cor da comunicação, do calor efetivo, equilíbrio, da segurança, da confiança, cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Somada ao azul gera força.
Ideal para salas de estudo/reunião, local onde a família se encontra para conversar.

Amarelo
• É a cor do ouro e do sol, canaliza o poder, a concentração e a tolerância
• É indicada para lojas, pois atrai bons negócios e para restaurantes, pois desperta o apetite.
• O quarto das crianças pintado de amarelo transmite alegria e otimismo e atiça a imaginação.

Verde
• cor da paz, tranqüilidade, frescor, harmonia e esperança.
• No arco-íris esta cor fica no centro, fazendo a transição entre o calor do amarelo e a frieza do azul.
• Equilíbrio entre a introversão e a extroversão, é ideal para qualquer ambiente criando uma atmosfera calmante e energética ao mesmo tempo, sendo a cor favorável à cura. É associado à purificação, esperança e abundância.

Azul
• A cromoterapia classifica o azul como a cor que tranqüiliza e restaura o equilíbrio emocional criando atmosferas pacificadoras e aconchegantes.
• Ligado a calma e introspecção, pode ser visto como um tom de lamento(blues).
• cor do céu e do ar indica crescimento, é uma cor fria.

Rosa
• Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo.

Violeta
• No espectro cromático, o azul e o violeta são cores vizinhas, e os efeitos que surtem também ficam próximos; ambas convidam à meditação, trazem calma e equilíbrio.
• Esta cor tem efeito purificador, transformando influências energéticas negativas em positivas.
• Na decoração pode ser utilizada em tons claros e em pequenas quantidades, para não causar tristeza e melancolia.

Branco
• No ocidente significa pureza e paz, no oriente é a cor do luto.
• Significa ora a ausência ora a soma de todas as cores e não possui variações a não ser fosco ou brilhante.
• Aplicada nos espaços, aumenta a sensação de amplitude e faz uma conexão direta com pureza e refinamento.

Preto
• Símbolo de sobriedade e sofisticação, esta cor carrega ainda no Ocidente, uma carga dramática.
• Introspecção, introversão e silêncio, início e fim, o preto também é o que germina sob a terra até rompê-la em direção à luz.

Fonte: Site Construção e Reforma - As Cores na Decoração. Foto: Editora Abril

Velas Decorativas

12:16 Edit This 2 Comments »

Adoro Velas.

Lindas, dão charme a qualquer ambiente.
Com a proximidade do dia dos namorados, então, torna-se uma ótima opção
para deixar os dias de inverno ainda mais românticos.

Além de tudo, combinam perfeitamente com qualquer decoração e apresentam-se nos mais variados estilos. Dentro de potes de vidro, com serragem, frutas secas etc.

Podemos encontrar esses mimos em lojas especializadas em Decoração, produtos natuais e esotéricas (no estilo Mundo Verde). Ou então, por que não? Criar as próprias velas.
Existem diversos cursos sobre o tema e os materiais para confecções são facilmente encontrados no Saara (para quem é do Rio de Janeiro). É só soltar a imaginação e utilizá-las para alegrar o ambiente. Sala de Jantar, Quarto, Sala. Tudo para criar um ambiente zen e ao mesmo tempo aconchegante.