Ano da França em todo o Brasil

11:22 Edit This 7 Comments »
Os organizadores do evento que comemora o "Ano da França no Brasil" resolveram espalhar os eventos pelos quatro cantos do país, sem concentrá-los na Região Sudeste ou eixo Rio-São Paulo.


As comemorações, que foram inauguradas em abril, com queima de fogos na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, têm como principal destaque as exposições, algumas de grande sucesso no exterior.


Em agosto, a programação oficial do Ano da França no Brasil tem grandes destaques fora do Rio e de São Paulo. Entre eles, o Colóquio sobre a Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia em Belém, a mostra “Experimentar a Matemática” em Palmas e a Escola Temporária de Artes França-Brasil, em Porto Alegre e São Leopoldo. Vale destacar ainda as exposições “O Mundo Mágico de Marc Chagall – o sonho e a vida” e “Rodin, do Ateliê ao Museu” em Belo Horizonte.


Depois da exposição sobre Yve Saint Laurent, no CCBB do RJ, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo, apresenta a exposição "Christian Lacroix -  Trajes de Cena", de 24 de agosto a 1° de setembro.
Com curadoria de Delphine Pinasa, a exposição apresentará cerca de 100 trajes e desenhos originais imaginados por Christian Lacroix para óperas, ballets e peças, entre as quais: Fedra, de Racine, para a Comédie-Française, Paris, 1995 pela qual ele recebeu seu primeiro Molière; Cosi fan tutte, de Mozart, para Théâtre de La Monnaie, Bruxelas, 2006; Carmen, de Bizet, criada para Arène de Nîmes, 1989; Sherazade, ballet de Blanca Li, para a Opéra National de Paris, 2001. Também fará parte da mostra croquis, fotografias e vídeos.


Fundação Armando Alvares Penteado
Museu de Arte Brasileira - MAB
Rua Alagoas, 903
Higienópolis, São Paulo – Brasil
Entrada franca
De terças a sextas das 10h00 às 20h00
Sábados, domingos e feriados das 13h00 às 17h00
www.faap.br


Para quem mora no Rio (como eu) a grande pedida destas comemorações em prol do ano da França no Brasil está sendo a exposição fotográfica Louvre e seus Visitantes, no Museu Nacional de Belas Artes, no Centro da cidade. Vou aproveitar o horário de almoço e dar uma conferida. As fotos, registradas ao longo de 30 anos pelo fotógrafo brasileiro radicado em Paris, Alécio de Andrade (1938, Rio de Janeiro-2003, Paris), refletem o cotidiano de um dos museus mais famosos do mundo.


A exposição permanecerá aberta ao público até 13 de setembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados no período das 12h às 17h, no MNBA, Av. Rio Branco, nº 199, Centro, Rio de Janeiro.

 
“Christian Lacroix – Trajes de Cena no Museu de Arte Brasileira da FAAP”



 Louvre e Seus Visitantes - Museu Nacional de Belas Artes

7 comentários:

susi disse...

Entao Sabrina, super bacana essa coisa de sair do eixo Rio X SP nao acha? Assim todos tem acesso aos eventos, a proposito, meu primo participou em SP fez um cenario bem bacana te mando o endereòo assim vc pode dar uma olhada.
www.antonioemario@blogspot.com
depois me diz o que achou..
bjs

susi disse...

Entao Sabrina, super bacana essa coisa de sair do eixo Rio X SP nao acha? Assim todos tem acesso aos eventos, a proposito, meu primo participou em SP fez um cenario bem bacana te mando o endereòo assim vc pode dar uma olhada.
www.antonioemario@blogspot.com
depois me diz o que achou..
bjs

Elizabeth Maia disse...

Como eu não achei seu blog antes? DElícia de cantinho. A propósito, seu blog tá lindo! Parabéns, e obrigada pela visita. Bjo

Paulo Ferba disse...

Gostei do blog e do post!

Abraços

Nicole Bernardes disse...

Querida,que bom que esta curtindo e visitando sempre minha pagina! Obrigadaaaa,fico super feliz!
bjaummm

Isabela Kastrup disse...

Queridaaaa, que saudade!! Somos duas sumidas então, rs!!
Beijos e uma linda semana!
Isa

Dário Shoupaiwisky disse...

Oláaa...
tudo bem?
Fiquei mo orgulhoso quando vi que vc falou que gosta das dicas do Of the Moda.
valeu mesmo pelo carinho.
E por falar em Ano da França no Brasil, fiz um editorial no começo do ano.
Tá lá no meu flickr...
http://www.flickr.com/photos/shoupaiwisky/3448331221/
1 abraço