Projetos de Iluminação

13:30 Edit This 2 Comments »


Reportagem interessante, sobre iluminação de ambientes, do Jornal "O Globo".

RIO - A luz pode desenhar nos ambientes da casa os desejos e anseios de quem a habita. Mas para isso é preciso que haja um bom projeto de iluminação, que traga, além de um resultado estético, as respostas às expectativas sensoriais e emocionais do morador. De acordo com a arquiteta de iluminação Esther Stiller, para cada espaço há uma luz específica, que pode transmitir sensações de tranquilidade, dinamismo ou intimidade.

- Na casa, a iluminação é particularmente importante porque reforça a relação intima do ambiente com o morador. Ela tem que trazer essa sensação de bem estar, de repouso, de convívio social, de prática familiar, de proteção e de privacidade, seja na hora de um encontro social ou na hora de realizar um trabalho. O objetivo principal da iluminação é corresponder à expectativa dos sonhos e de bem estar do morador - diz Esther Stiller.

De acordo com a light designer e proprietária da La Lampe do Rio de Janeiro Chean Hsui, com a tendência atual das residências de multiuso, são necessárias luzes para atender às diversas funções que cada cômodo exerce sem tirar do morador a sensação de conforto.

- As casas de hoje são muito mais do que moradias. Elas atendem a muitas funções. E o projeto de iluminação deve estar afinado com essas necessidades. Há uma luz especifica para cada cômodo e cada função que ele exerce. Com a harmonia entre a dinâmica do espaço e a luz, o morador terá um ambiente muito mais aconchegante, explica Chean Hsui.

A preocupação com a sustentabilidade também é, para a gerente da loja Lumini São Paulo, Regina Heinrich, uma questão que deve ser levada em conta na hora da elaboração do projeto.

- A preocupação com o consumo, com o meio ambiente, sem perder conforto e exigências estéticas, são a tônica. Hoje, existe disponível no mercado uma infinidade de lâmpadas com características que atendem a essas expectativas. A tendência é o balanceamento entre essas opções, sempre através do uso de bons equipamentos, dentre eles estão os controladores, ou dimmers, os acessórios e as luminárias propriamente ditas, que garantam o resultado pretendido - diz Regina Heinrich.


Na hora de pensar a decoração é preciso estar atento as escolhas das luminárias para compor o ambiente. Os produtos com filamentos de lâmpada aparentes podem incomodar a visão do morador. No entanto, há muitos produtos que exibem a lâmpada como parte do próprio produto. Nesse caso o arquiteto de iluminação Marcos Castilha destaca algumas soluções.


- Lâmpadas aparentes não são necessáriamente contra-indicadas. tudo depende do tipo de lâmpada, direção de seu fluxo, potência, brilho e etc. Por exemplo, uma lâmpada AR-111 pode ser utilizada aparente pois tem um recurso de "anti-ofuscamento" que impede o escape de luz fora da direção desejada. Uma lâmpada incandescente tipo "globo", por exemplo, muitas vezes é utilizada aparente como forma de tirar partido do seu caráter iconográfico. Mas como o brilho do seu filamento é difundido por uma superfície leitosa de grande diâmetro, não resulta na maioria das vezes em desconforto visual para o usuário. Em iluminação, quase tudo é possível, desde que se saiba o que se está fazendo - diz Marcos Castilha.



Onde encontrar:

Luminárias e soluções em iluminação

Abitari

Estrada Francisco da Cruz Nunes, 4872 lojas 103 e 104. Itaipu / Niterói. Rio de Janeiro

Tel: (21) 2609-0655

Benedixt

R. Haddock Lobo, 1584, Jardins, São Paulo


Tel.: (11) 3081- 5606

Bertolucci

R. Espártaco, 367, Lapa, São Paulo

Tel.: (11) 3873-2879

Decameron Design

Rua Aspicuelta, 145 - Vila Madalena, São Paulo

Tel.: (11) 3097-9344

La Lampe

Rua Barão de Jaguaripe, 211 - Ipanema, Rio de Janeiro

Tel: (21) 3222-9300

Lumini

Av ayrton senna 2.150, primeiro piso, bloco f - loja A, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Tels: (21) 3325-4959 e (21) 3325-4959

Texto e Foto (Projeto de Loft com iluminação assinada pelo arquiteto Marcos Castilha: Jornal O Globo

2 comentários:

Lily Zemuner disse...

Oi, Sabrina!

Obrigada pelo comentário fofo lá no blog. Volte sempre que quiser.

Gostei daqui, vc é uma jornalista com um pézinho na arquitetura e na decoração, né? rs...

B-jo grande.

Deveria estar estudando disse...

Obrigada pela visita! bjks.